segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Ilhabela: Camping Pedra do Sino

Depois de meses - a última acampada tinha sido na Páscoa, em Abril, lá no Dona Esmeralda - resolvemos rever os amigos. E desta vez o local escolhido foi o Camping Pedra do Sino, na praia homônima de Ilhabela.

Tivemos sorte na ida: chegamos na fila da balsa por volta de 9h da manhã do sábado e embarcamos logo de cara. Mas os amigos chegaram na fila menos de uma hora depois e encararam uma fila de duas horas! Então, a primeira dica que damos é, se você não quer esperar a boa vontade da fila, saiba que é possível agendar a travessia. Isto é feito no site da DERSA, e custa mais ou menos R$ 50 além do valor da travessia normal. Você pode agendar (e reagendar, caso mude de ideia de horário) um só trecho (a ida ou a volta da ilha). Embora a travessia de ida para a ilha seja mais tranquila (se você chegar cedo), a volta aos domingos costuma ser bem complicada. Juro que, da próxima vez, agendarei a volta: ficar horas na fila pra depois encarar a viagem até São Paulo cansa.

A Praia do Sino

A Praia do Sino fica a 10 Km da balsa, sentido Norte da ilha (ao sair da balsa, vire à esquerda, sentido Centro). As praias são todas muito bem sinalizadas e o caminho é uma reta só, impossível se perder.

O camping fica uns 150 metros após a Praia, à direita.

O terreno do camping é um aclive, mas os proprietários criaram diversos platôs: sua barraca sempre vai ficar no plano.
 

Piscina!
Há piscina, duas baterias de banheiros (ambas com chuveiro elétrico), uma sala de TV, uma cozinha comunitária enorme,  churrasqueira. Tudo é muito limpo, arrumado e bem cuidado. Não há nenhum tipo de comércio no camping - mas há um bom mercadinho a 500m. Na praia há duas opções: um restaurante (que achamos caro) e o Quiosque do Miro, mais barato.

O interessante do camping é que, além das barracas, o hóspede pode ser instalar também em suítes, chalés, trailers (sim, há vários fixados no local) e até mesmo um motor-home!

Gostamos muito do local, do atendimento e, claro, de rever os amigos e conhecer novos!

A turma toda!


quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Como não passar calor numa acampada

Toda barraca que conheço vira um forno rapidamente assim que começa bater sol nela. Isso acontece porque sua altura é baixa, e por mais ventilada que seja a barraca, o ar quente (que, por ser menos denso, sobe e fica próximo ao teto) não tem muito por onde sair, até por causa da necessidade de impermeabilização do tecido. A diferença entre uma barraca bem ventilada e outra não tão boa é o tempo que ela demora para esfriar assim que o sol se põe, permitindo uma noite de sono agradável.
Porém, por mais bem projetada que seja sua "casa", a ventilação pode ser melhorada com um simples cuidado na hora de montar: sempre monte o sobreteto o mais distante possível da "barraca interna" (ou quarto). É justamente essa distância que vai garantir que o ar fresco penetre e empurre o ar aquecido para fora. Além do mais, sobreteto distante da barraca interna evita que a umidade penetre dentro da barraca em caso de chuva.
Mas neste calor saariano que vivemos, muitas vezes é preciso uma ajudinha extra. Como levar um ar condicionado portátil seria muito over, um ventilador pequeno já ajuda, ainda mais que a gente só fica dentro da barraca à noite, período que costuma ser menos infernal...
Eu já havia comprado um ventilador pequeno, da Ventisol, , como vimos neste post. Mas ele tem um "problema": só funciona na energia e, dado seu tamanho, não é lá essas coisas. Peregrinando pela internet dias atrás, achei um outro modelo e não resisti: trata-se de um modelo da O2 Cool, com 30cm de diâmetro e que funciona também a pilhas (muitas delas: 8, e das grandes!).

O ventilador O2 Cool.

Segundo o fabricante, se o equipamento for usado com pilhas alcalinas, elas duram até 40 horas de funcionamento se o ventilador for usado na velocidade baixa (que não é tão baixa assim).
Encaro as pilhas como uma situação de emergência, como uma acampada num lugar que não ofereça energia, pois o ventilador vem também com um adaptador AC bivolt.
Seria ótimo utilizar pilhas recarregáveis, mas o preço delas ainda é muito alto (não que as alcalinas grandes sejam baratas, mas com o preço de uma só pilha recarregável dá pra comprar 4 das alcalinas)...

Acampada de páscoa: Pousada Dona Esmeralda

Ufa!

Depois de algum muito tempo sem postar nada, chega a hora do relato de nossa acampada de... Páscoa! 

Escolhemos o Camping Dona Esmeralda, em São José do Barreiro (SP). Embora o trânsito tenha sido muito ruim (na ida e na volta), a acampada foi, como sempre, revigorante.

Conhecemos muitas pessoas legais, descansamos, enfim... Nos arredores do camping há uma trilha para a Cachoeira da Usina, que é de fácil acesso (uns 2 Km de caminhada, com aclives leves). Como toda "cachu", qualquer esforço será recompensado ao chegar...

Cachoeira da Usina

Esta acampada foi a estreia da nossa Zeus 6, da Guepardo. Apanhamos um pouco na montagem (eu não a tinha montado ainda), mas acabou dando certo. Fiquei impressionado pela quantidade de pontos de ancoragem da barraca e do quarto interno - ponto positivo para a Guepardo. O quarto da barraca é realmente espaçoso (mede 3x3m e tem dois metros de altura no centro) e o pequeno avancê é muito útil para proteger as tralhas da chuva; porém não tem piso.

No segundo dia enfrentamos uma tempestade, mas o saldo foi apenas alguns espeques soltos e uma goteira no avancê, causado por falha na impermeabilização da costura - ponto negativo para a Guepardo, mas trata-se de um problema simples que foi resolvido mediante a aplicação de um selador de costuras. Nosso "vizinho" disse que a barraca se dobrou inteira, mas não tivemos varetas quebradas: outro ponto positivo para a fabricante, que não economizou na espessura das varetas. O que fiz, para garantir as acampadas futuras, foi comprar espeques mais resistentes e longos. E para facilitar a sua visualização, eu pintei todos eles de laranja fluorescente: assim fica mais difícil perdê-los mesmo que a grama esteja alta.

O que será que a Viviane foi fazer logo depois desta foto?
Bem, é isto. 

Muito obrigado!