Como montar um Kit iniciador de fogo

Saudações!

Numa postagem anterior nós vimos como fazer em casa um acendedor barato, muito prático, eficiente e sobretudo duradouro e que não tem problemas com umidade. Agora, é hora de a gente saber o que é um kit básico iniciador de fogo, que vale tanto para uso em camping como em travessias.


A menos que você caia no meio de uma floresta de pára-quedas e sem equipamento algum, o kit de fogo é algo que tem que ser levado sempre que você sair da civilização, em especial se a viagem incluir trilhas ou travessias.


O fogo é primordial: com ele conseguimos cozinhar, esterilizar água, nos aquecer. De quebra, as chamas ainda afastam animais e aumentam as chances de sobrevivência caso você se perca no meio da trilha, uma vez que pode ser usada também para sinalização.


Embora seja possível acender fogo apenas com a fricção de gravetos, este método além de ser extremamente cansativo necessita de iscas muito secas, o que é virtualmente impossível de ser encontrado no meio de florestas tropicais: a umidade nestes locais é tanta que, mesmo que fique dias sem chover, o chão (e as folhas e todas as possíveis iscas) não estarão secas o suficiente. E o sucesso desses métodos dependem de muito treinamento. Numa situação de emergência, o esforço para se acender fogo usando esses métodos, mesmo que as iscas e os gravetos estejam extremamente secos, chega a ser uma tarefa sobrehumana.


Desta forma, nada melhor do que se preparar. Tenha algo em mente: nunca dependa de um só método para acender o fogo. Se você gosta de usar isqueiros, tenha mais um sobressalente: o gás pode acabar, o isqueiro quebrar ou simplesmente ser perdido. Se prefere a pederneira, tenha também uma caixa de fósforos impermeáveis (caros e difíceis de encontrar) ou os impermeabilizados em casa, que vamos ver mais abaixo como fazer.


No meu kit de fogo, levo:



  • Duas ou três iscas (do post anterior);
  • Tiras de câmara de ar;
  • Um isqueiro tipo maçarico;
  • Um isqueiro comum (prefira os mais confiáveis);
  • Pederneira;
  • Uma vela comum.
Meu kit

Use um pote plástico, de preferência bem vedado para transportar seu kit. Se tiver dúvidas quanto à impermeabilização, acondicioná-lo dentro de um saco plástico bem fechado é suficiente. Tenha em mente que vai chover, mesmo que o dia esteja ensolarado. Sempre prepare-se para o pior cenário possível; assim, você sempre estará bem equipado.

Agora vamos ver cada item que compõe meu kit:


1) As iscas


Tenha sempre dois tipos de isca. A quantidade deve ser proporcional ao número de dias que se pretende depender do kit. No caso de travessias, aumente este número em 4 dias: é o tempo médio que um sobrevivente demora para ser localizado pelas equipes de resgate. 



As iscas que fiz, mostradas no post anterior. São bolinhas de
algodão embebidas em vaselina líquida e depois mergulhadas
na parafina derretida


As bolinhas de algodão embebidos em vaselina líquida e revestidas em parafina são muito interessantes: repelem a umidade, acendem fácil e queimam por tempo suficiente para acender o fogo mesmo que a lenha não esteja muito seca. Cada bolinha dessas dura de 15 a 20 minutos; você pode economizar cortando-a ao meio caso perceba que a fogueira irá acender facilmente.


Tiras de borracha (câmara de ar)

As tiras de borracha facilitam muito o acender de gravetos, folhas e coisas que você encontrar no mato e que também não estejam muito secas. A borracha acende facilmente e com fogo considerável. Você pode envolver o ninho de folhas secas na tira de borracha.

A vela também pode ser útil: pode ser mais fácil acender o ninho de folhas secas com a vela do que com o fósforo ou o isqueiro.

2) Os isqueiros

Tenha sempre dois: um comum e, se possível, um do tipo maçarico. Isqueiros comuns duram uma eternidade, mas acendê-los sob qualquer brisa mais forte é uma tarefa que tira a paciência de qualquer um. Os do tipo maçarico possuem uma chama mais quente (em torno de 1.100ºC) e são menos suscetíveis a ventos. Há também os que usam combustíveis líquidos (como os famosos Zippo). Eu particularmente prefiro os à gás porque o combustível líquido é muito volátil e tende a evaporar em poucos dias. 


O famoso, barato e confiável "Mini Bic"

A chama, quase imune ao vento
O isqueiro tipo maçarico




Note que eu tive o cuidado de preferir um modelo maçarico transparente, pois assim é mais fácil acompanhar a quantidade de gás no reservatório. Além disso, o modelo escolhido é dotado de trava de segurança, que impede o acionamento involuntário.



3) A pederneira e os fósforos à prova d'água

Quem já viu o Bear Grylls no Discovery deve ter percebido que ele gosta mesmo é da pederneira. Nada mais é do que uma barra de magnésio. Normalmente o outro lado da barra de magnésio há um flint (a parte preta) e um riscador (a chapa de metal verde). Primeiro deve-se tirar lascas do magnésio com o canivete, com o cuidado de fazer com que as farpas fiquem sobre a isca. Depois, atrita-se o riscador com o flint. As faíscas geradas irão inflamar o magnésio raspado e o fogo terá início. Sua principal vantagem é funcionar mesmo molhada, e sua desvantagem é que ela pode quebrar. E acender uma isca com essas faíscas também não é uma tarefa fácil. No meu kit, a pederneira é a "saída de emergência", quando nada mais der certo.
A pederneira consiste numa barra de magnésio, uma pedra 'flint"
(pedra de isqueiro) e um raspador.

Além dos isqueiros, é bom ter à mão também uma caixa de fósforos. Nunca dependa só deles: embora os palitos possam ser impermeabilizados, eu ainda não vi nenhum método eficiente para impermeabilizar o riscador da caixa - daí a necessidade de proteger o kit da umidade. 

Impermeabilizar os fósforos é muito fácil: basta mergulhá-los na parafina derretida por alguns segundos. Dica: aproveite a parafina que sobrou das iscas de algodão para fazer isso.

Por serem feitos de madeira muito seca, os palitos são verdadeiras esponjas de umidade: mesmo em casa, é difícil acender os fósforos de uma caixa que ficou muito tempo guardada. A parafina faz uma "capa" estanque em torno dos palitos, aumentando a resistência à umidade: os palitos pegarão fogo facilmente mesmo depois de molhados. Além disso, depois de acesos, o calor derrete a parafina que envolve o palito e cria uma chama mais forte e mais duradoura, ainda que bastante suscetível a ventos.

Só não se esqueça de tirar com a unha a parafina de uma parte da cabeça do palito antes de riscá-lo, pois senão a parafina pode se acumular na lixa riscadora da lateral da caixa e inutilizá-la. 

Enfim, cada um tem suas preferências, seus métodos que julga mais eficiente na hora de acender o fogo. Como visto, meu kit reúne várias formas diferentes de acender o fogo, e isto é importante porque nunca sabemos em que condições encontraremos a lenha da fogueira. O intuito aqui é divulgar a ideia, servir como base para que você monte o seu.

E já que estamos falando de situações emergenciais, é bom relembrar algumas dicas básicas no caso de você se perder no meio da trilha:

  • O ideal é sempre estar equipado; como dito lá em cima, prepare-se sempre para o pior cenário possível. Leve apenas o essencial, pois o peso da sua mochila é um de seus inimigos;
  • Conheça o lugar para onde vai. Tenha um mapa e uma bússola, e saiba usá-los;
  • Evite fazer travessias ou trilhas muito extensas sozinho;
  • Avise seus familiares de seus planos, em detalhes. Planeje sua rota, estime o tempo que ficará afastado e quando fará contato. E deixe claro que se o contato não acontecer no dia determinado, você provavelmente estará perdido e as equipes de resgate devem ser acionadas;
  • Caso se perca, admita que está perdido e procure abrigo. Evite deslocamentos desnecessários, pois só piorarão o seu estado físico e psicológico. Mantenha a calma: o pior inimigo do raciocínio é o desespero;
  • Estando perdido, procure um local seguro para seu estacionamento: evite proximidade de encostas caso haja chances de chuva. Evite também locais muito próximos a rios. Procure uma clareira próxima ao local escolhido e acenda uma fogueira, que será usada para sinalização.
  • Não acenda fogueiras sob o copado das árvores: a fumaça não ultrapassará as árvores e poderá ser facilmente confundida com a evaporação natural, dificultando as buscas.
  • Ao ouvir barulho de aeronaves, mesmo que não as veja, use a fogueira para provocar fumaça: atire nela ramos verdes ou, se possível, algum pedaço de borracha, óleo ou algo que produza fumaça preta (durante o dia). 
  • Procure descansar o máximo possível, economizando energia.
  • Novamente, mantenha a calma. O resgate chegará.
Um abraço a todos e obrigado pela visita!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivando a salubridade das páginas deste blog, todos os comentários serão moderados antes de serem incluídos.