Colchonete Autoinflável Guepardo Smart

Saudações Campistas!

Mais uma vez estamos apresentando a avaliação de um produto. Desta vez, o produto que avaliamos foi o Colchonete Autoinflável Guepardo Smart.

Quando acampamos em família, não abrimos mão dos colchões infláveis, por conforto. Mas nos acampamentos Escoteiros que participo - e pros mochileiros, colchão inflável não rola - até porque tudo tem que caber em uma única mochila e cada grama conta.


Um isolante térmico de EVA
Até então eu utilizava a dupla "saco de dormir e isolante térmico" de EVA, que não deixa de ser uma ótima opção, pois embora simples o produto é altamente eficiente: o alumínio reflete o calor do corpo de volta, tornando confortável o sono mesmo na noite mais fria. 

O problema do isolante térmico (e do saco de dormir) é que não proporcionam nenhum conforto caso o piso seja duro, como um piso de cimento ou rochas. Mas se forem sobre grama ou qualquer vegetação, o conforto já é suficiente. 

Mas nem sempre nos acampamentos com os Escoteiros eu tenho a oportunidade de pernoitar num piso confortável; muito frequentemente temos que pernoitar dentro da sede de outros Grupos Escoteiros, e o piso é invariavelmente de cimento. Como tenho o hábito de dormir de lado, o desconforto é muito grande...

Tendo isso em vista, optei por adquirir um colchonete autoinflável. Esses colchonetes nada mais são do que um colchonete de material impermeável cujo interior abriga uma "folha" de espuma. Num dos cantos do colchonete há uma válvula, e a coisa funciona assim: ao desenrolar o colchonete, a válvula deve ser aberta; assim, a espuma, ao se expandir, suga ar para o interior do colchonete. Depois de alguns minutos, depois que a espuma tiver parado de se expandir, é hora de fechar a válvula. Como o ar não vai ter por onde sair, ele servirá de apoio para o corpo juntamente com a espuma. 

Ao decidir comprar o colchonete, pesquisei e descobri que o modelo da Guepardo era superior aos de outras marcas (como as da Decathlon): a espuma do Guepardo tem 3 cm de espessura, conta 2,5 cm dos Arpenaz; ele é também mais largo (60 cm conta 52) e maior - fator preponderante: 1,83 m contra 1,80m. Há na Decathlon um outro modelo (Arpenaz A300), mas já é grande demais: 1,90 m x 64 cm x 6 cm (altura). Não caberia na mochila.


O colchonete Guepardo Smart


Três coisas que eu gostei no produto: o acabamento, as fitas de compressão (presas no próprio colchonete, evitando perdas)  e o fato de o colchonete contar com botões plásticos de pressão nas laterais, possibilitando assim a união com outro modelo idêntico. Ótimo para casais mochileiros!

O produto ainda acompanha um saco para transporte, e aqui o (único) ponto negativo: o saco não possui alças para transporte. Tudo bem que o colchonete deve ir preso na mochila, e neste caso as alças talvez até atrapalhariam. Mas mesmo assim eu acho que deveriam existir.

O colchonete, embalado, pesa um pouco bem mais que o isolante de EVA: segundo o fabricante, 1.130 g (contra cerca de 200 g do isolante de EVA). Mas o tamanho é praticamente o mesmo, acho que a circunferência é até menor. Além do (muit0) maior conforto, o colchonete inflável dispensa o uso do isolante térmico.

Acabamento muito bonito, na minha opinião

Cuidados no uso
Vi vários reviews do produto na internet antes de decidir que era este mesmo que eu queria. A maioria deles - senão todos - recomendam dar "algumas sopradas" na válvula a fim de forçar a entrada de ar depois que o colchonete já estiver inflado por si só. Esta prática não é recomendada pelo importador, e é bem fácil de entender o motivo: o peso do corpo faz com que o ar no interior do colchonete force as "costuras" (na verdade, selos térmicos) das emendas; se houver mais ar do que deveria, isto pode gerar stress no material e vir a rompê-lo. Há vários relatos de consumidores reclamando disso, mas estes mesmos consumidores confessam ter inflado com a boca o colchão. Então, não faça isso.

Outra coisa: por ser um material inflável, é muito bem-vindo um cuidado especial na hora de escolher onde dormir: verifique se o colchonete não vai ficar sobre qualquer objeto pontiagudo que possa estragá-lo.

Particularmente gostei bastante do colchonete. Acho que o produto é superior aos que vi por aí, e seu preço é bastante razoável: comprei na loja física da Sugoi Big Fish e ainda ganhei um descontinho: o produto saiu por R$ 140,00.

Recomendo a todos que precisam carregar "tudo nas costas" (e aos Chefes Escoteiros que às vezes acantonam por aí...). Suas noites com certeza serão mais confortáveis.

Até a próxima!

Um comentário:

  1. Ótima avaliação, vi vários vídeos tbm e em alguns dizem que no manual tem a informação pra que se infle ele no final com a boca, ainda bem que achei seu review aqui!

    ResponderExcluir

Objetivando a salubridade das páginas deste blog, todos os comentários serão moderados antes de serem incluídos.