quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Como não passar calor numa acampada

Toda barraca que conheço vira um forno rapidamente assim que começa bater sol nela. Isso acontece porque sua altura é baixa, e por mais ventilada que seja a barraca, o ar quente (que, por ser menos denso, sobe e fica próximo ao teto) não tem muito por onde sair, até por causa da necessidade de impermeabilização do tecido. A diferença entre uma barraca bem ventilada e outra não tão boa é o tempo que ela demora para esfriar assim que o sol se põe, permitindo uma noite de sono agradável.
Porém, por mais bem projetada que seja sua "casa", a ventilação pode ser melhorada com um simples cuidado na hora de montar: sempre monte o sobreteto o mais distante possível da "barraca interna" (ou quarto). É justamente essa distância que vai garantir que o ar fresco penetre e empurre o ar aquecido para fora. Além do mais, sobreteto distante da barraca interna evita que a umidade penetre dentro da barraca em caso de chuva.
Mas neste calor saariano que vivemos, muitas vezes é preciso uma ajudinha extra. Como levar um ar condicionado portátil seria muito over, um ventilador pequeno já ajuda, ainda mais que a gente só fica dentro da barraca à noite, período que costuma ser menos infernal...
Eu já havia comprado um ventilador pequeno, da Ventisol, , como vimos neste post. Mas ele tem um "problema": só funciona na energia e, dado seu tamanho, não é lá essas coisas. Peregrinando pela internet dias atrás, achei um outro modelo e não resisti: trata-se de um modelo da O2 Cool, com 30cm de diâmetro e que funciona também a pilhas (muitas delas: 8, e das grandes!).

O ventilador O2 Cool.

Segundo o fabricante, se o equipamento for usado com pilhas alcalinas, elas duram até 40 horas de funcionamento se o ventilador for usado na velocidade baixa (que não é tão baixa assim).
Encaro as pilhas como uma situação de emergência, como uma acampada num lugar que não ofereça energia, pois o ventilador vem também com um adaptador AC bivolt.
Seria ótimo utilizar pilhas recarregáveis, mas o preço delas ainda é muito alto (não que as alcalinas grandes sejam baratas, mas com o preço de uma só pilha recarregável dá pra comprar 4 das alcalinas)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivando a salubridade das páginas deste blog, todos os comentários serão moderados antes de serem incluídos.